A fidelização de clientes consiste em vários fatores, que envolvem tanto estratégias de vendas como relacionamento com o cliente.

Vemos as franquias de casas de bolos, por exemplo que a cada 10 compras, você ganha um bolo. Descontos, compre 10 ganhe 12, campanhas, todos esses pontos são muito relevantes, visto que a cada mercado, a cada nicho, encontramos diversos tipos de clientes, do mais conservador ao mais arrojado.

Quando falamos de fidelização, falamos também de humanização, falamos de atendimento positivo, ou seja, atender bem o seu cliente, fazer a leitura da sua necessidade, da sua dor, e resolver o seu problema, fazer com que ele crie um vínculo de fidelidade e lealdade com sua empresa. Ele até pode encontrar um orçamento com custo mais baixo, mas a prioridade de compra sempre será com sua empresa.


Vamos falar de três pontos que consideramos importantes: 

- Atendimento;

- Orçamento competitivo;

- Produto de qualidade.


Atendimento:


Hoje o que mais vemos em qualquer nicho é atendimento através de robô. Você envia uma mensagem no aplicativo de mensagens e em milésimos de segundos você é respondido com mensagens do tipo: “Como posso te ajudar? Dentro de instantes você será atendido!” ou “Digite 1 para comercial, 2 para cobrança, 3 para sair” . Então digita o que precisa e em seguida vem a mensagem: “você será atendido em até 24h” ou digita a opção desejada, e a mensagem resposta é: “desculpe, opção incorreta, tente novamente” e esse tipo de situação faz o cliente simplesmente desistir de falar com você, isso deixa quem está do outro lado insatisfeito. No mundo da era virtual, o que pode parecer ser rápido se torna improdutivo. 

Você pode otimizar o seu atendimento, mas não o robotize. O lado humano é fundamental na hora de reverter vendas através dos aplicativos de mensagens, e até mesmo o tão amigo e-mail, que hoje em dia é usado com menor frequência. Treine sua equipe para que sejam ágeis nas respostas e cordiais, sempre prontos a responder dúvidas com clareza e transparência.


Orçamento competitivo:


Quando falamos em orçamento, falamos da verba que seu cliente tem disponível para usar com o seu produto, ou com os seus serviços. Temos concorrentes fortíssimos em qualquer segmento de mercado, para isso, estude bem seus concorrentes e tenha valores competitivos e atrativos de venda, busque ter diferenciais em seu produto, aquilo que seu cliente procura a mais, mas que seu concorrente não tem. Não venda mais do mesmo, saia na frente.


Produto de Qualidade:



Ah, esse é o calcanhar de Aquiles de qualquer um. Ter um produto de qualidade com custo baixo. Veja bem, o produto que você vende tem que ser o melhor para você, ou seja, domine exatamente tudo o que esse produto tem de benefício, tudo o que ele vai trazer de economia para o seu cliente, argumente, pesquise, explore as necessidades do mercado e venda seu produto como se ele fosse único. Isso vale também para o seu serviço, valorize sua mão de obra, entregue seu serviço com maestria, não deixe passar nada “batido”. Veja, revise, reconte, recupere. Muitas vezes o cliente procura por um produto simples, mas que de alguma forma faça a diferença para o objetivo que ele busca. Tenha sempre mais de duas opções para oferecer, não trabalhe com um fator de qualidade, trabalhe com vários. 

 Até a próxima...


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Temos mais de 6 mil produtos, realizamos um orçamento sem burocracia. 

Aproveitando, deixamos algumas dicas de brindes, que podem ser aplicadas em todas as gravações.