07 mar
Posted By
admin
541 Visualizações
QUAIS SÃO OS TIPOS DE GRAVAÇÕES?
Quando você se depara com uma garrafa com uma estampa diferente, ou uma caneca de cerâmica personalizada com o seu nome, você deve ser perguntar como isso é feito, até mesmo os brindes que você recebe de um fornecedor, ou em uma feira de eventos. Fato é, é que existem muitas técnicas de gravação nesse mundo dos personalizados, e estão cada vez mais tecnológicas. Vamos te apresentar aqui alguns deles. Vale lembrar que cada um tem a sua beleza e sofisticação. E isso não está literalmente ligado em custo, a escolha do tipo de gravação se dá ao que você precisa para chamar a atenção do seu cliente, ou do seu funcionário, ou até da ação que seu Marketing projetou para um evento ou data específica.
GRAVAÇÃO A LASER:
Todo abstrato gravado a Laser tem como base a cor de fundo do abstrato no efeito da gravação, em garrafas coloridas por exemplo, a nuance da gravação fica muito delicada, e dá um toque de sofisticação. Já na madeira, a gravação fica perfeita, pois dá um acabamento de entalhe. Em canetas, o efeito é como se fosse um relevo interno.
GRAVAÇÃO EM UV DIGITAL:
A gravação em UV Digital é parecida com a gravação a Laser, porém, colorida. O que torna o abstrato com a vida do colorido e o efeito nas bordas é tipo relevo. Muito usada em canetas, garrafas, capas de moleskines. O UV é pura tecnologia, as tintas usadas para a gravação são em sua maioria importadas.
GRAVAÇÃO EM SERIGRAFIA:
Essa é uma das técnicas de gravação mais antigas no mundo dos personalizados. A gravação é feita com telas e tintas específicas, e pode ser usada em camisetas, bolsas, mochilas, calças, canetas, e se estende para uma variedade de abstratos, pois sua técnica que antigamente era só para produtos planos, hoje em dia é possível em produtos cilíndricos como garrafas, copos, taças. Sendo materiais em vidro, tecido, alumínio.
GRAVAÇÃO EM SUBLIMAÇÃO:
Quando você receber uma caneca de cerâmica com uma arte com seu nome, pode ter certeza que a gravação foi feita por Sublimação. Essa técnica é feita com máquinas planas ou cilíndricas que aquecidas, transferem a imagem do papel para o abstrato. Tendo uma vasta variedade de produtos em que se pode utilizar essa técnica, desde que estejam preparados com resina específica, pois, a eficiência do resultado da gravação se dá ao uso de películas em poliéster. O colorido da imagem fica perfeito com a sublimação.
GRAVAÇÃO EM TAMPOGRAFIA:
Uma técnica que já foi muito utilizada, e que nos dias de hoje pouco vemos, mas muito eficaz para abstratos pequenos ou com área de gravação com tamanho muito limitado. A Tampografia é feita através do clichê, que é uma espécie de esponja que recebe a arte que será gravada e com pouca tinta, ao encostar no abstrato transfere a imagem, como um carimbo, mas com mais tecnologia.
Com isso concluímos que:
Do simples ao sofisticado, cada tipo de gravação deixa seu brinde com jeito de presente. Não importa a técnica utilizada, o resultado final sempre ficará perfeito e do jeito que você precisa para impactar seus negócios.
Podemos misturar as técnicas, como Serigrafia e UV, para uma arte com logo da empresa e nome de funcionário, e assim criar e conceber diversos tipos de gravação dentro das que já temos.
O mercado de equipamentos a cada ano se mostra ainda mais tecnológico. Um exemplo disso são as impressoras para sublimação. Cerca de 2 ou 3 anos atrás, não haviam impressoras para sublimação, então as impressoras da Epson da linha L eram adaptadas, e ainda são, com tintas para sublimação e o papel especial para a impressão.
O resultado acontece, mas muitas vezes se tem os perrengues com marcas de rolete, manchas no meio da arte e outras mazelas. Em 2021 a Epson lançou a impressora SureColor própria para sublimação, ou seja, com as tintas apropriadas e todo mecanismo apropriado para os sublimadores de plantão. Claro, que o custo é bem maior, mas só o fato de você eliminar os problemas citados acima, já é sucesso.
O mesmo acontece com os equipamentos a laser e em UV, a cada ano as máquinas ficam maiores e mais rápidas, trazendo aos brindeiros eficiência e customização do tempo, e o que é ainda melhor, trabalhos com maior extensão. Algumas máquinas têm limite de tamanho de arte, e isso muitas vezes faz o Design montar um quebra-cabeças para que a arte do cliente fique perfeita é visível, principalmente em abstratos cilíndricos.
O campo da Serigrafia é infinito, você pode criar uma tela do tamanho que você quiser e estampar uma toalha por exemplo. Hoje, o mercado oferece campo de trabalho otimizado e sistêmico, retirando a parte manual do impressor, otimizando o tempo e também a qualidade. Chamado de carrossel, as mesas onde se dispõe o tecido para estampar camisetas, por exemplo, pode ter 10, 15 mesas girando e estampando para ao mesmo tempo.
Se você tem dúvidas sobre os tipos de gravação, deixe sua pergunta nos comentários e vamos responder para você.
Até a próxima...
A Infinity é mais do que brinde, é BRANDING!
Telefone para contato (11) 3921-2196
Estamos localizados na R. Cel. José Eusébio, 95 - complemento 13
Temos mais de 6 mil produtos, realizamos um orçamento sem burocracia.
Aproveitando, deixamos algumas dicas de brindes, que podem ser aplicadas todas as gravações.